PIB tem recuperação lenta de 1,0 % em 2017 puxado pela Agropecuária, aponta IBGE


Em 2017, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 1,0% em relação a 2016, depois de quedas consecutivas, pelo mal funcionamento da economia. 
Agropecuária (13,0%),  Serviços (0,3%) e estabilidade na Indústria (0,0%). foram os setores mais importantes, as variações e 
indicadores completos estão no grafi abaixo mostrando os detalhes da pesquisa realizada pelo IBGE.
Reprodução {AgenciaNoticias/IBGE}



A alta na Agropecuária decorreu, principalmente, do desempenho da agricultura, com destaque para as lavouras do milho (55,2%) e da soja (19,4%).

Na Indústria, destaque para a alta na atividade Indústrias Extrativas (4,3%), e a queda na Construção (-5,0%). Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e Indústria de transformação avançaram, respectivamente, 0,9% e 1,7%.

Entre as atividades que compõem os Serviços, Comércio cresceu 1,8%, seguido por Atividades imobiliárias (1,1%), Transporte, armazenagem e correio (0,9%) e Outras atividades de serviços (0,4%). Os principais resultados negativos foram Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (-1,3%), Informação e comunicação (-1,1%) e Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (-0,6%).

Na análise da demanda interna, a Formação bruta de capital fixo recuou 1,8%, puxada pela queda da Construção, e a Despesa do consumo do governo caiu 0,6%. Já a Despesa de consumo das famílias cresceu 1,0% em relação ao ano anterior (quando havia caído 4,3%), o que pode ser explicado pelo comportamento dos indicadores de inflação, juros, crédito, emprego e renda no ano de 2017.

No setor externo, as Exportações de bens e serviços cresceram 5,2%, enquanto as Importações de bens e serviços avançaram 5,0%.

Reprodução (AgenciaNoticias/IBGE)

Fonte IBGE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

China vai destronar os EUA como a maior potência nuclear, diz agência IEA

China cria avião hipersônico capaz de voar de Beijing à Nova York em apenas 2 horas

Cid Gomes será investigado pela PF após delação da JBS