Huck comprou jatinho com empréstimo de R$ 17,7 milhões do BNDES, diz jornal
O apresentador Luciano Huck, possível candidato à Presidência, embora ainda sem filiação partidária, utilizou um empréstimo de R$ 17,7 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para adquirir um jatinho particular da Embraer, segundo o jornal Folha de S.Paulo. O financiamento teria como beneficiária uma empresa da qual o apresentador e a mulher, Angélica, são sócios. Embora tenha conversado com empresários sobre a possível candidatura, Huck nega que disputará a eleição.
Segundo a reportagem, o empréstimo teria ocorrido em 2013, com juro de 3% ao ano. A compra foi feita por meio do Programa de Sustentação do Investimento, que tinha como objetivo financiar investimentos de empresas, compra de máquinas e equipamentos, ações de pesquisa e desenvolvimento e exportações. A beneficiária seria a Brisair Serviços Técnicos e Aeronáuticos Ltda, com o Itaú como instituição financeira intermediária.
A assessoria de Huck afirmou que o programa do BNDES tem como foco o "incentivo à indústria nacional" e, por isso, "financia os aviões da Embraer". A assessoria confirmou ainda que o apresentador utiliza a aeronave duas vezes por semana para gravar o programa para a TV Globo.
O avião tem capacidade para transportar oito passageiros e pertence atualmente ao Itaú, sendo a Brisair sua operadora. Em nota, o BNDES afirma que as condições seguiram as "definidas pelo Programa de Sustentação do Investimento (PSI), vigente à época, com taxas de juros fixas entre 3% a.a. e 3,5% a.a.". Segundo o banco, as taxas eram oferecidas a qualquer empresa que obtivesse financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos.
Na sexta-feira (9), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que Huck "está considerando a possibilidade" de se candidatar. O apresentador intensificou nos últimos dias as consultas a políticos e empresários sobre a viabilidade de seu nome na disputa presidencial. Fernando Henrique tem sido um incentivador da candidatura de Huck.
São informações oriundas do site da GauchaZH.
Fonte: GauchaZH
Comentários
Postar um comentário